Muay thai


                   

O Início

 

O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em     alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido     no Brasil como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandêsa     com mais de 2.000 anos de idade.

 

A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem     várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata     pois os documntos históricos sobre a origem do povo tailandês     e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos quando     o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayuddhaya levando-a     a a ruínas e com isso destruíndo muito sobre a história     do povo tailandês . As 2 mais aceitas pela maioria dos Mestres de Muay     Thai e também por vários historiadores Tailandeses são     as seguintes:

 

Segundo a primeira versão, a origem do povo tailandês é     a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China     Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China     para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de     liberdade e de terras férteis para a agricultura.

 

Segundo essa teoria, do seu local de origem, a China, até o seu lugar     de destino, o Sião, os Tailandeses foram constantemente hostilizados     e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais,     e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se     e manterem à saúde, eles criaram um método de luta chamado     "Chupasart", que segundo os historiadores descende diretamente do     Boxe Chinês (Kung Fu) e foi desenvolvido na jornada do povo tailandês     da China até suas terras . Este método de luta e auto-defesa     fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças,     bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc.

 

No treinamento do "Chupasart", freqüentemente ocorriam acidentes     que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles     pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de     luta sem armas, o percursor do atual Muay Thai. Assim eles podiam exercitar-se     e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se.

 

A segunda teoria diz que o Muay Thai foi desenvolvido quando os tailandeses     ja estavam na sua terra, o Sião (atual Tailândia). Sendo que     esta segunda teoria tem apoio acadêmico considerável e evidências     arqueológicas inegáveis.

 

O Muay Thai

 

No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês.     Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês.     O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques     com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras     para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se     no estilo de luta que é hoje.

 

Em muitos períodos da história tailandêsa o Muay Thai     foi muito popular entre os tailandeses. Principalmente no perído do     Rei Pra Chao Sua ou "Rei Tigre", como era mais conhecido. Ele foi     um dos maiores lutadores de Muay Thai da história. Durante o seu reinado     o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado     em todas as escolas.

 

Outro grande lutador de Muay Thai foi um lutador chamado Nhai Khon Tom. Segundo     as lendas ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros     conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe     oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses.     O resultado foi que o mesmo foi libertado após vencer seguidamente     12 lutadores Birmaneses.

 

Até por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer     outro tipo de proteção. Os lutadores simplesmente usavam tiras     de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas     nas mãos.

 

Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas antigas, os lutadores     faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras para causar mais danos     ao oponente. Mas, isso não é totalmente confirmado pela maioria     dos historiadores. Algumas vezes também eram utilizadas cascas de cocos     como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também     não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até     que um dos lutadores fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou     até à morte de um deles.

 

Após 1920, algumas regras de boxe inglês foram adaptadas para     o Muay Thai devido ao alto grau de lesões e mortes que estavam ocorrendo     entre os lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas,     a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro     central juntamente com os juizes laterais.

 

Mas, muitas coisas restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto     musical com antigos instrumentos e que serve para dar o ritmo da luta. Conforme     a luta está muito amarrada, sem ação, os músicos     aumentam o ritmo de sua música para aumentar o ritmo de luta dos lutadores.     Este conjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos     de tambores diferentes, címbalos e flautas de "Java". Outra     tradição mantida é o uso do Wai Kru. O qual é     uma dança ritual que serve para homenagear o treinador, seus pais,     sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores de seu ginásio, seus     professores na escola, etc. Outra tradição que é mantida     no Muay Thai é o uso do "Mongkon" e da "Praciat".

 

O "Mongkon" é uma faixa a qual é colocada na cabeça     dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada     após o Wai Kru. A "Praciat" é uma corda trançada     que é colocada em um ou nos dois braços do oponente também     com o objetivo de proteção e não como graduação     como pensam muitas pessoas, suas cores estão relacionadas com as preferências     de cores do lutador ou do treinador e não com a graduação     do lutador. A "Praciat" não é retirada após     o Wai Kru, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador por toda     a luta.

 

Os Campos e Estádios

 

Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de     "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas     de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns     "campos" de Muay Thai. Na verdade, tratam-se de ginásios     de Muay Thai. Na Tailândia a rotina em um ginásio é muito     diferente da rotina do ocidente. Os lutadores geralmente começam seu     treinamento com a idade de 6 ou 7 anos. Eles quase sempre mudam-se para o     ginásio, morando em alojamentos junto com outros lutadores.

 

A parte do treinador é providenciar: comida, roupas, acompanhamento     médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente     treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas,     o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para ser o melhor     lutador, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente     uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro,     este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Sendo     que a maior parte do dinheiro vai para o treinador.

 

Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e     o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador,     conseguindo assim mais algum dinheiro extra. Em toda à Tailândia     existem milhares de campos de treinamento, cada campo é dirigido por     um treinador principal, que também conta com a ajuda de seus auxiliares     e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo.     Mas, muitas vezes o treinador também é o promotor do ginásio.

 

Em Bangkok existem dois grandes estádios aonde pode-se ver lutas de     Muay Thai, eles são o Lumpini e o Rajadamnerm, nos quais eu já     assisti algumas lutas. Cada um deles tem lutas em dias diferentes. Alguns     dias por semana, principalmente aos domingos, também passam lutas de     Muay Thai pela televisão.

 

Na relação de países onde o Muay Thai é mais     desenvolvido a classificação é mais ou menos à     seguinte: Em primeiro lugar vem à Tailândia, como não     poderia deixar de ser, a seguir vem diversos países onde é difícil     precisar uma ordem pois no exterior o Muay Thai tem desenvolvido-se muito.     Os países em que o Muay Thai é muito conhecido são: Austrália,     Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coréia, Estados Unidos,     Alemanha, Brasil, etc.

 

Fonte: www.krumuaythai.com

 

História do Muay Thai

 

"Se alguém perguntar como o Muay-Thai surgiu, devemos voltar     a pré historia quando a raça humana ainda era primitiva, quando     as necessidades e as pressões naturais humanas exigiam a luta pela     sobrevivência. A necessidade de se proteger o tempo todo, armas naturais     se desenvolveram como ferramentas de ataque e defesa, esse é o começo     da história como os humanos começaram a utilizar pés,     joelhos, cotovelos e punhos para se defender. " (KRAITUS, 1988).

 

Isto mostra que o homem tem a necessidade de técnicas de defesa desde     a sua origem, e que o Muay-Thai se desenvolveu através destas necessidades.

 

"Para falarmos da origem do Muay-Thai devemos voltar a mais de dois     mil anos atrás para as tribos de Ao Lai que migraram do sul da China     para as planícies centrais do Sião hoje conhecido como Tailândia,     é difícil comprovar conclusivamente quando e onde a arte se     originou, porque todos os documentos da historia tailandesa foram destruídos     no período de Ayuddhaya (hoje Bangkok) quando Burma invadiu e saqueou     a capital. A historia do Muay-Thai foi juntada pedaço a pedaço     por informações que escaparam da destruição, e     foram passadas através de gerações, boca a boca, professores     para alunos. " (MOORE, 2004).

 

Os reis Naresuan e Taksin têm a reputação de terem estudado     no Wat Phuttai Sawan (Cisne de Buddhai) em Ayuddhaya. Templo que se acredita     ter sido construído pelo primeiro rei de Ayuddhaya, o rei U-Tanga de     Pra Chao, conhecido como o rei Rama Thibodi por volta de 1350, e foi uma escola     de artes marciais por muitos séculos. Os professores originais eram     os Monges Budistas que ensinavam lutas com espadas, ninguém sabe ao     certo de onde os monges vieram, mas acredita-se que do reino norte, em Lanna.     A escola Phuttai Sawan ensinava o Krabi Krabong (a arte tailandesa das Armas),     arte marcial utilizada nas batalhas em guerra. E assim acredita-se que durante     estes combates, em todo este período de guerras, fora se desenvolvendo     vários meios de defesa, entre os quais utilizavam: as espadas, lanças,     escudos, arco e flecha, facas e o próprio corpo, usando as mãos,     os pés, joelhos, cotovelos e a cabeça. Procurando um meio natural     de defesa, em condições que estavam sem nenhuma arma em mãos,     a fim de permanecerem vivos.

 

Assim como a Tailândia o Muay Thai também ao longo da historia     teve mudanças em seu nome. Originalmente chamado de Mai, coniderada     Sawk, depois passou a ser Muay Pahuyuth, no sul da Tailândia era conhecida     como Chayia, isto no período de Ratanakosin e igualmente em Sião.     Todas estes ainda podendo ser chamados de Muay Kaad-cheurk (luta dos punhos     cobertos), ou Muay Boran (encerramento do antigo ou velho significado).

 

Ao passar dos tempos muitas técnicas antigas foram perdidas, apesar     do Muay Pahuyuth ainda ser ensinado na sua forma original. Mais à frente     o Muay Pahuyuth começou a ser passado de professor para professor,     o último grande mestre do Muay Pahuyuth foi Arjan Ket Sriyapai que     foi professor de Arjarn Panya Kraitus que ensina ainda hoje.

 

    Os primeiros relatos das lutas de Muay Thai ainda o deixavam muito perigoso,     os quais não tinham limite de tempo para o combate, e ainda não     continha o uso de luvas e apenas a utilização de cordas as quais     envolviam as mãos, após as cordas envolvidas nas mãos     eles as mergulhavam em resina para que endurecessem as mãos. Em alguns     outros registros históricos, encontramos também casos de após     mergulharem as mãos a resina, eles adicionavam areia e até mesmo     vidro fino as mãos. Estes combates duravam até que o primeiro     lutador não tivesse condição de permanecer em pé,     ou até mesmo a morte. Isto parece ter ocorrido até o Reino de     Rama VII em 1929, quando o uso de luvas foi introduzido, deixando o esporte     menos perigoso aos participantes.

 

Antes de 1929 os lutadores lutavam apenas com cordas enroladas nas mãos,     as quais eram mergulhadas em cola com vidro moído ou areia. Com o tempo     o uso da cola e o vidro/areia foram eliminados e as cordas continuaram a ser     utilizadas, na verdade até 1929 quando foram substituídas pelas     luvas. (KRAITUS, 1988).

 

Hoje em dia ainda existem lutas ilegais que usam os costumes antigos, e até     alguns que tem a permissão dos países envolvidos, que são     realizados nas fronteiras, entre Tailândia e Birmânia, Laos e     Camboja onde eles colocam um ringue e as lutas são casadas entre os     países de cuja fronteira e realizam combates em que os lutadores não     utilizam luvas, apenas as faixas enroladas nas mãos. Dependendo das     fronteiras as regras estimulam round's de duração ou até     que um dos lutadores não tenha mais condição de continuar     no combate.

 

Dessa forma o Muay Pahuyuth foi se tornando um esporte tradicional na Tailândia     e cada vez mais praticado por todos. Em 1941 foi iniciado o primeiro estádio     de luta em Bangkok, o Rajadamnern, sua construção foi interrupta     com a chegada da segunda guerra, mas e em agosto de 1945 eles retomaram as     obras. Junto com o estádio foi criado um comitê de regras e regulamentos     que ditavam os ataques e tempo permitido em combate. Em 23 de dezembro do     mesmo ano o estádio foi aberto com as primeiras lutas, e assim se dava     inicio ao moderno esporte tailandês, o Muay Thai.

 

Com a vinda do Rajadamnern à propagação do Muay Thai     não demorou muito para avançar para fora do país. Em     1950 um americano levou dois tailandeses para Rochester - New York, para uma     demonstração. Já em 1962 um outro americano levou um     grupo de tailandeses para uma demonstração em uma feira de Seattle.     Em 1970 muitos artistas e produtores de filmes de artes marciais japoneses     visitavam a Tailândia a fim de conhecer o Muay Thai. Não demorou     muito para que o esporte ficasse conhecido em todo o mundo. Sua diferença     se dava na utilização dos golpes com os cotovelos e joelhos,     estritamente eficientes e de estrema violência.

 

Através do Muay Thai outras artes foram surgindo, como o kickboxing.     Isso acontece quando o Sr. Osamu Noguchi abriu uma academia em Bangkok, através     da ajuda dos...

 

Na década de 70 o Muay Thai começa a tomar a Europa, diferente     dos EUA os europeus mantiveram o nome, juntamente com todas regras, regulamentos,     rituais e tradições. Em janeiro de 1984 foi fundada em Amsterdã     a Associação Mundial de Muay Thai, com a presença de     Tailândia, Holanda, França, Itália, Noruega, Suécia     e Espanha. O representante holandês, Sr. Thom Harinck, fundou mais tarde     a Associação Européia de Muay Thai. Ambas associações     eram bem sucedidas em promover eventos de Muay Thai em toda a Europa e na     Tailândia, assim permitindo pela primeira vez que lutadores estrangeiros     lutassem na Tailândia. O sucesso foi imenso em todo o mundo, e conseqüentemente     no seu país de origem. O aparecimento de um novo estádio foi     logo inevitável em Bangkok, dando origem ao Lumpinne, outro grande     estádio ao lado de Rajadamnern.

 

    Em 1986 o Sr. Bunyuen Suyanatadha fundou a Associação Tailandesa     Amadora de Muay Thai (AMTAT). Alguns meses mais tarde a associação     expandiu seus interesses internacionais, cobrindo o sudeste Asiático     e criando a Federação Internacional de Muay Thai (IFMA). O sistema     amador exigia a utilização de equipamentos de proteção,     como: capacete, caneleira, protetor bucal e protetor genital. Desta forma     deixando o esporte mais seguro e incentivando o esporte em todo o mundo.

 

Durante anos organizando a Copa do Príncipe na Tailândia para     atletas locais, a Associação decidiu em 1994 criar um evento     internacional e a batizando de Copa do Rei, e já na sua segunda edição     em 1997 havia mais de 25 países participando.

 

O primeiro torneio Amador Europeu de Muay Thai aconteceu em Manchester, Inglaterra     em 1997 e organizado pelo Conselho Britânico de Muay Thai com oito países     europeus participantes. O vice-presidente da Federação Internacional     de Muay Thai, Sr Bunyuen Suyanatadha foi testemunha do evento e ficou muito     orgulhoso do primeiro evento amador de Muay Thai fora da Tailândia.

 

Hoje o Muay Thai já esta em quase todos os países, seja no     amador ou profissional, e muitos destes países já o reconhecem     como esporte. E mais que isso, é respeitado em todo mundo como umas     das artes marciais mais eficazes, e como uma herança da Tailândia     para o mundo.

 

Muay Thai no Brasil

 

No Brasil o Muay Thai teve inicio nos anos 80, mas precisamente em 1979 quando     o Mestre Nélio Naja apresentou ao país. A modalidade quase desconhecida     na época era conhecida como Boxe Tailandês. Época que     ainda utilizavam calças e faixas amarradas na cintura diferenciando     as graduações. Nélio Naja teve como seus primeiros alunos     os, hoje, Mestres; Rudimar Fedrigo, Luiz Alves, Narany, Flavio Molina e outros,     sendo que alguns destes eram Faixa Preta de taekwondo.

O esporte foi se desenvolvendo pelo país, nascendo em 1980 a primeira     Associação de Muay Thai do país, tendo como Presidente     o Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro Campeonato Interestadual     no Rio de Janeiro. Daí para frente os eventos de Muay Thai foram se     desenvolvendo cada vez mais.

 

No Paraná o esporte foi levado a publico através do Mestre     Rudimar Fedrigo também na década de 80, o qual formou grandes     atletas.

 

Fonte: www.thaibrasil.com

 

 Sistema de graduação